Os animais selvagens estão por todos os lados em Japeri e nesta semana a Prefeitura publicou em seu perfil, no dia 5, o resgate de um Sapo Cururu, o mesmo contato no desenho da Galinha Pintadinha.
Sapo-cururu, sapo comum ou sapo-boi são nomes atribuídos popularmente a algumas espécies de sapo da Família Bufonidae, do Gênero Rhinella, incluindo a espécie Rhinella icterica. Esta espécie é muito popular, inclusive fazendo parte de manifestações culturais brasileiras, como contos, cantigas infantis, dentre outras.
Os machos são menores e mais delgados, atingindo tamanho médio de 13 cm e fêmeas com maior tamanho, como ocorre na maioria dos anfíbios, com cerca de 16 cm. O anfíbio, que pertence ao gênero Rhinella, foi encontrado na rua Sheik Rejane e aparentava boa saúde.
Após o resgate, o animal foi devolvido à natureza na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), do sítio do Cacique.
Viu algum animal fora do seu habitat natural? Você pode acionar a equipe da Prefeitura através das redes sociais:
Instagram (@semadesjaperi) ou no Facebook (Semades Japeri). Também é possível enviar a solicitação pelo e-mail: semades@japeri.rj.gov.br
Com informações e Foto: Prefeitura de Japeri